Angelina Voloshchuk e Sara Lança à porta do quadro principal na Quinta do Lago

Por José Morgado - Outubro 7, 2024
Voloshchuk

Angelina Voloshchuk e Sara Lança assinaram duas das primeiras vitórias do The Campus Carby VW Ladies Open e avançaram para a ronda de acesso ao quadro principal deste ITF W50 que o The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, entre os dias 6 e 13 de outubro.

Número três nacional fruto do 782.º posto no ranking WTA, Angelina Voloshchuk aplicou os parciais de 6-4 e 6-4 a Sara Borkop (dinamarquesa que treina há vários anos no nosso país) e assinou o primeiro triunfo português desta edição.

Sétima cabeça de série da fase de qualificação, a jovem de 17 anos discutirá o acesso ao quadro principal com Hephzibah Oluwadare. A britânica é um ano mais nova e está na 1296.ª posição da hierarquia mundial feminina.

Pouco depois, Sara Lança (1202.ª) duplicou o sucesso luso neste primeiro dia ao passar com tranquilidade (6-0 e 6-2 em 64 minutos) pela francesa Georgia Kalamaris (898.ª).

Com este triunfo, a tenista do Barreiro marcou encontro na derradeira ronda do qualifying com a jogadora mais cotada desta fase: Sofia Shapatava (579.ª WTA e ex-186.ª), da Geórgia.

Pelo caminho ficou Teresa Franco Dias. A poucas horas de entrar no ranking WTA pela primeira vez, a tenista portuguesa de 25 anos não conseguiu surpreender Abigail Amos (1345.ª, mas 999.ª em maio de 2023) e perdeu por 6-1 e 6-3 com a britânica num dos últimos encontros do dia.

A jornada de segunda-feira tem início marcado para as 10 horas e será dedicada aos oito encontros que concluem a fase de qualificação, fazendo ainda parte da programação o sorteio dos quadros principais de singulares e pares. Sara Lança jogará o segundo encontro do Court Carby VW, Angelina Voloshchuk o terceiro.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com