Alexander Zverev vai ultrapassar Roger Federer depois do Miami Open

Por José Morgado - Março 22, 2021
Federer Zverev Mexico
Fonte: REUTERS/Edgard Garrido

Alexander Zverev, número sete do ranking mundial, tem-se queixado nas últimas semanas de o facto de ainda estar atrás de Roger Federer no ranking ATP, apesar de o suíço de 39 anos praticamente não ter competido durante 13 meses. O alemão de 23 anos venceu esta semana o ATP 500 de Acapulco, mas ainda assim continua atrás do suíço, que vai ficar mais 15 dias no sexto posto da classificação. Esses dias, no entanto, estão contados.

Federer, campeão do ATP Masters 1000 de Miami em 2019, não vai competir na edição deste ano e perderá por isso 50 por cento dos pontos que ganhou nessa edição, pelo que cairá garantidamente para trás de Zverev no ranking, independentemente daquilo que o alemão faça na Florida nas próximas semanas.

Andrey Rublev, atual número oito mundial, também poderá ultrapassar Federer no ranking, mas apenas se vencer a competição.

RANKING ATP ANTES DE MIAMI

Apesar de Novak Djokovic, Rafael Nadal e Dominic Thiem falharem todos os primeiro Masters 1000 de 2021, nenhum dos três poderá ser ultrapassado na classificação mundial.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt