Alcaraz vinga-se de Paul em encontro doido que terminou 5h30 depois de começar

Por José Morgado - Agosto 18, 2023
alcaraz-cincinnati

Carlos Alcaraz, número um do Mundo, saboreou esta quinta-feira uma vitória importante e qualificou-se para os quartos-de-final do ATP Masters 1000 de Cincinnati pelo segundo ano consecutivo. O espanhol de 20 anos, campeão de Wimbledon e de outros cinco títulos de singulares em 2023, vingou-se do norte-americano Tommy Paul, número 13 do Mundo e responsável pela eliminação do espanhol na semana passada — nos quartos-de-final de Toronto — com um triunfo por 7-6(6), 6-7(0) e 6-3. Os dois jogadores estiveram em court durante mais de três horas, mas a partida terminou quase… seis horas após arrancar.

Alcaraz virou o primeiro set a partir de uma desvantagem de 2-5 e esteve perto de fazer o mesmo na segunda partida, quando impediu que Paul fechasse o set o serviço no 10.º jogo e teve uma série de match points que não aproveitou num 12.º jogo épico. Paul não só resistiu à derrota nessa situação como depois venceu todos os sete pontos do segundo tie-break, empurrando a decisão do encontro para uma terceira partida. Aí, Alcaraz repetiu o feito da segunda ronda e subiu o nível, quebrando cedo e controlando de início ao fim, ainda que o set tenha sofrido três longas paragens por causa da chuva.

Alcaraz vai defrontar o surpreendente australiano Max Purcell na sexta-feira (20h00 portuguesas). O australiano já eliminou Casper Ruud e Stan Wawrinka esta semana. Para Alcaraz, é a 11.ª vez que atinge os ‘quartos’ num torneio este ano… em 12 torneios disputados. Foi campeão em Buenos Aires, Indian Wells, Barcelona, Madrid, Queen’s Club e Wimbledon, finalista no Rio de Janeiro, semifinalista em Miami e Roland Garros e quartofinalista em Toronto. Só em Roma (3.ª ronda) caiu mais cedo…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com