Alcaraz toca no topo da história com final em Miami: todos os números

Por José Morgado - Abril 2, 2022
carlos-alcaraz

Carlos Alcaraz qualificou-se esta sexta-feira para a sua primeira final de torneios Masters 1000, em Miami, e fez aquilo que já há muito na se via na história do ténis mundial. Para se perceber o quão raros são os feitos do tenista de Múrcia, elencámos alguns dados:

— Alcaraz é o quarto tenista mais jovem de sempre a chegar à final de um Masters 1000, com 18 anos e 333 dias. É apenas superado por Michael Chang, Rafael Nadal e Richard Gasquet.

— Em Miami, Alcaraz é o segundo mais jovem finalista de sempre, apenas superado por Rafa Nadal, em 2005.

— Caso vença no domingo, Alcaraz não só se torna no mais jovem campeão de sempre em Miami como no terceiro mais jovem da história dos Masters 1000. Só Chang e Nadal venceram mais jovens, por poucos meses…

— Alcaraz procura ainda tornar-se no primeiro campeão espanhol da prova em singulares masculinos. Nadal perdeu cinco finais, David Ferrer, Carlos Moya e Sergi Bruguera uma cada um…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt