Alcaraz tem mais pontos do que os jogadores de 18 anos ou menos… todos juntos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 21, 2022
Alcaraz
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Carlos Alcaraz fez história ao sagrar-se campeão do Rio Open, concluindo uma semana verdadeiramente fantástica que alimenta ainda mais as expectativas de que ali está um autêntico fenómeno. Aos 18 anos, garantiu a entrada no top 20, mas a verdade é que os números são realmente impressionantes e deixam-no numa realidade paralela se compararmos com os outros tenistas da sua idade que também tentam brilhar no ATP Tour.

Ora, vamos a contas. Nesta altura, Alcaraz tem 2.061 pontos no ranking mundial masculino. Se olharmos para todos os outros jogadores de 18 anos ou menos dentro do top 1000, somamos os pontos deles… e mesmo assim não chegamos perto de Alcaraz. É que todo esse grupo junto vale 1.567 pontos, algo que mostra bem a rapidez com que Alcaraz, treinado por Juan Carlos Ferrero, está a afirmar-se entre a elite do ténis mundial.

Da sua idade, quem mais se aproxima é Holger Rune (750 pontos no 84.º lugar), enquanto quem fecha o pódio dos miúdos é Luca Nardi, já muito longe. O italiano ocupa o 278.º posto do ranking ATP com 178 pontos na conta.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/enricomariariva/status/1495524594400305155?s=20&t=fapfUNN0I8Uzemdhy675Cg

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt