Alcaraz recusa favoritismo na terra batida: «Vou com as mínimas expetativas possíveis»

Por Nuno Chaves - Abril 14, 2025
Alcaraz

Carlos Alcaraz não tem tempo a perder e esta terça-feira faz a sua estreia no ATP 500 de Barcelona, dois dias depois de levantar o título em Monte Carlo.

Depois de um mês negativo, o espanhol procura dar seguimento à boa forma e, na antevisão à prova catalã, mostrou confiança mas, ao mesmo tempo, tranquilidade para não cair em pressões desnecessárias.

EXPETATIVAS DAS PESSOAS

Suponho que querem que eu ganhe todos os encontros sem perder sets. O nível de exigência é alto, apesar de reconhecer que alguns resultados para certas pessoas e mesmo para mim não foram os esperados. Estamos há quatro anos aqui e aprendi muitas coisas, agora dou importância ao que é importante. Há certas derrotas que para muitos souberam a pouco mas para mim não há nenhuma que saiba a pouco, todas são aprendizagem, por isso, é seguir em frente. Falar é fácil e é grátis, sobretudo quando alguém tem expetativas e não cumpre.

REVIRAVOLTAS EM MONTE CARLO

Adorava ganhar em sets corridos mas os primeiros torneios em cada superfície são sempre mais complicados. Em Monte Carlo fui de menos a mais, na final tive mais nervos mas fui melhorando e sentindo-me melhor a cada dia. Alguns dias comecei um pouco mais tenso, pouco a pouco fui aumentando o meu nível até terminar a jogar bem em cada encontro. Para o físico isto não é o melhor, desde logo, não é o ideal estar sempre a jogar três sets mas também te vai ajudar a ganhar bagagem nesta superfície.

FAVORITOS NA TERRA BATIDA?

Ganhei muita confiança em Monte Carlo, não esperava ganhar o título, simplesmente queria continuar a ganhar ritmo e horas mas ganhar o título muda tudo. Favorito em terra? Há muitos jogadores que podem ganhar em cada torneio, agora há seis ou sete jogadores que podem ganhar. Não quero colocar-me como favorito, vou com as mínimas expetativas possíveis, só quero dar importância ao que é importante para mim: desfrutar. Se perder, perco e se ganhar, ganho mas além disso não quero colocar mais expetativas.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.