Alcaraz: «O meu segredo é ser sempre a mesma pessoa, ganhe o que ganhar»

Por José Morgado - Julho 22, 2023

Carlos Alcaraz, número um do Mundo, mostrou-se este sábado já em Nice, onde está a disputar a Hopman Cup, muito orgulhoso com aquilo que têm sido as suas últimas épocas. O espanhol de 20 anos admite que o título em Wimbledon, conquistado no último fim-de-semana, é ainda mais especial do que eu seu primeiro Grand Slam, no US Open 2022.

Acho que Wimbledon é um pouco mais especial, talvez por causa da atmosfera, foi assim que me senti. Aquele Centre Court, aquele torneio, tudo que o envolve é muito icónico, desde pequeno contaram-me tudo o que Wimbledon representava e os campeões que o venceram. Sentes-te especial quando estás lá, acho que o Christopher Eubanks explicou muito bem num vídeo o que significa ir bem em Wimbledon comparado com qualquer outro torneio”, recordou Alcaraz, que esta sexta-feira venceu o seu encontro de singulares mas perdeu o de pares mistos.

Alcaraz referiu-se ainda à sua chave para o sucesso. Sou a mesma pessoa de sempre, não importa se ganho muitos títulos, se jogo bem ou se sou o número 1 do Mundo. Eu ainda sou o mesmo miúdo que é próximo do seu povo e que gosta de estar em casa com a família, para mim isso é algo essencial, está ligado à minha personalidade. Quero ser um menino normal, dividir o tempo com os meus amigos e fazer as mesmas coisas que tenho feito nestes anos, não quero que nada mude. Acho que é isso que pode tornar-me único”.

Nem a feijões tira o pé! Alcaraz estreia-se na Hopman Cup com reviravolta sobre Goffin

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt