Alcaraz impressiona e arrasa no início do ataque ao Grand Slam de carreira

Por José Morgado - Janeiro 13, 2025
Alcaraz

Carlos Alcaraz, de 21 anos, chega este ano ao Australian Open com um objetivo em mente: conquistar o único Grand Slam que ainda lhe falta e tornar-se no tenista mais jovem de sempre a conquistar o Grand Slam de carreira. E, para já, a luta por esse objetivo começou da melhor forma possível.

O tenista espanhol, número três do ranking mundial, fez uma exibição de grande nível para derrotar o cazaque Alexander Shevchenko, número 77 do ranking ATP, por 6-1, 7-5 e 6-1, num duelo resolvido abaixo das duas horas e que só não foi perfeito porque Alcaraz chegou a ter uns maus 15 minutos, indo de 3-1 para 3-5 no segundo set antes de vencer 10 dos últimos 11 jogos do encontro para sentenciá-lo.

Na segunda ronda, Alcaraz vai defrontar o número um japonês Yoshihito Nishioka, num encontro que promete oferecer-lhe outro tipo de desafios tendo em conta as características do rival. Mas espanhol… parece em forma.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com