Alcaraz esclarece problemas físicos e atira: «Há que dar mais valor ao que Nadal fez»

Por Nuno Chaves - Abril 21, 2025

Carlos Alcaraz viu a sua série de nove vitórias consecutivas chegar ao fim na final do ATP 500 de Barcelona, que coroou Holger Rune como o grande campeão.

Esta final ficou marcada, além do grande nível do dinamarquês, dos problemas físicos do espanhol, ainda assim, em conferência de imprensa, o agora número três mundial tranquilizou os seus fãs.

PROBLEMAS FÍSICOS

O segundo set começou de uma forma muito dura, com trocas de bolas intensas e longas. Houve um par de deslocações que fiz que me deram um toque no adutor, o psoas direito. Quando tens uma pequena dor saltam um pouco os alarmes e é difícil manter o foco no encontro. Preocupas-te como vai estar o teu físico, saúde e custou-me seguir e manter o nível. Pelo que noto e sinto agora, creio que vão ser dois dias de descanso que, mesmo que não tivesse ficado tocado, também teria. Vamos falar com a minha equipa médica, vamos fazer provas mas acredito e confio que não me vai prejudicar para Madrid.

10 ENCONTROS EM 12 DIAS: DESGASTE FÍSICO INEVITÁVEL?

Ter jogado tantos encontros e tão exigentes, com tão poucos dias de descanso, é o que tem. Não pensava que ia ter problemas físicos, não pensas nisso quando vais para um encontro mas sabia que seria um encontro duro, exigente e tinha a fé de aguentar e jogar um bom ténis que, ainda assim, creio que o fiz. Isto é super exigente, deves dar 100% a cada dia e depois de ter jogado Monte Carlo e chegar com poucos dias a Barcelona é sempre complicado. Eu aqui fico rendido aos pés do Nadal pelo que fez semana após semana. Isto tem de ser mais valorizado, é algo que tens na cabeça do difícil que é semana após semana. 

DAR AINDA MAIS VALOR A NADAL

Não me deu nenhum conselho mas mandou-me uma mensagem a dar ânimo, a dizer que espera que não tenha nada e que em uns dias possa voltar a treinar para que em Madrid esteja a top. As pessoas, mesmo eu, ainda que jogue ténis e saiba o que é estar no circuito, admiramos o Rafa por tudo o que fez nesta época de terra. Quando vives desde dentro, dás mais valor ao quão difícil isto é. Fisicamente, mentalmente, semana após semana, ganhar tudo de seguido é algo impossível. Dás muito mais valor quando vives na primeira pessoa.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.