Alcaraz é o 11.º tenista da história a terminar duas temporadas no topo do ranking

Por José Morgado - Dezembro 22, 2025
Alcaraz
FOTO: Miguel Reis

Carlos Alcaraz continua a consolidar o seu nome entre a elite do ténis mundial. O espanhol soma já 51 semanas como número um do ranking ATP e, mais significativo ainda, terminou duas temporadas no topo da hierarquia, um feito reservado a apenas 11 jogadores na história.

Com isso, o murciano iguala lendas como Björn Borg, Lleyton Hewitt e Stefan Edberg, todos com dois anos concluídos como líderes do ranking. Apesar da juventude, Alcaraz já olha para um patamar histórico mais elevado, ainda distante do recorde absoluto de Novak Djokovic, que encerrou oito temporadas consecutivas como número um mundial.

ANOS TERMINADOS NO TOPO DO RANKING:

  1. Novak Djokovic: 8
  2. Pete Sampras: 6
  3. Roger Federer: 5
  4. Jimmy Connors: 5
  5. Rafael Nadal: 5
  6. Ivan Lendl: 4
  7. John McEnroe: 4
  8. Björn Borg: 2
  9. Lleyton Hewitt: 2
  10. Stefan Edberg: 2
  11. Carlos Alcaraz: 2
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com