Alcaraz, de 16 anos, quer acabar 2020 dentro do top 100 ATP

Por José Morgado - Março 5, 2020
alcaraz

Carlos Alcaraz, de apenas 16 anos, é um dos nomes a ter em conta para o futuro, até porque vem de um país que nos tem habituado a oferecer grandes campeões ao longo das últimas décadas. Depois de ter sido o primeiro miúdo nascido em 2004 a ganhar encontros em torneios ITF, Challenger e ATP, aponta agora a um objetivo ambicioso em termos de ranking. O desejo foi deixado a viva voz pelo seu treinador, Juan Carlos Ferrero, antigo número um mundial e antigo campeão de Roland Garros.

“O nosso objetivo atual é evidente: melhorar a cada dia. Nada mais do que isso. Quero que o Carlos melhore a cada treino pois só assim também pode evoluir em competição”, confessou Ferrero, antes de falar em números. “Esperamos estar perto do top 100 no final de 2020, quem sabe dentro. Se continuar a trabalhar da forma que tem feito, estou certo de que conseguirá atingir esse objetivo“, confessou.

Alcaraz, atualmente no 315.º posto do ranking ATP, vai competir em março nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami, para os quais recebeu wild card para o qualifying. O seu objetivo a curto prazo é ter ranking para disputar o qualifying de Roland Garros ou Wimbledon.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt