Alcaraz continua a quebrar barreiras: primeira meia-final Challenger aos 17 anos

Por José Morgado - Agosto 28, 2020
Alcaraz
Foto: Bruno Alencastro/ Bola Amarela

Carlos Alcaraz, jovem de apenas 17 anos — já cumpridos a 5 de maio deste ano — que é apontado como uma das novas jovens estrelas do ténis mundial, continua a quebrar barreiras na sua ainda curta carreira. O jovem espanhol, que ocupa esta semana o 310.º posto do ranking ATP, garantiu uma vaga esta sexta-feira na sua primeira meia-final da carreira em torneios Challenger, em Trieste (Itália).

Vindo do qualifying, Alcaraz já venceu cinco encontros esta semana em Itália e nos quartos-de-final impôs-se ao argentino Tomás Martín Etcheverry, número 318 ATP, por 7-6(2) e 6-3, marcando duelo nas ‘meias’ com outro jovem craque: Lorenzo Musetti, italiano de 18 anos que venceu o Australian Open júnior em 2019.

Para já, Alcaraz tem garantida a entrada no top 300 mundial, onde passará a ser o tenista mais jovem. O espanhol precisa de ser campeão em Trieste se quiser entrar na fase de qualificação de Roland Garros, que arranca a 21 de setembro.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt