Alcaraz assegura: «Quero continuar a melhorar»

Por José Morgado - Janeiro 8, 2026
alcaraz

Carlos Alcaraz sentou-se recentemente à conversa com Andrea Petkovic, numa entrevista exclusiva para o Tennis Channel, onde fez um balanço muito positivo da sua temporada de 2025. Sem entrar em temas da atualidade mais sensível, o atual número um mundial destacou a consistência como a grande chave do seu sucesso.

A época passada joguei um ténis muito bom e com muita regularidade. Esse era o meu grande objetivo: manter um nível muito alto durante muitos torneios seguidos, começou por explicar o tenista espanhol.Desde a temporada de terra batida até ao final do ano, acredito sinceramente que foi a melhor época que já fiz”, acrescentou.

Alcaraz sublinhou ainda a importância da maturidade competitiva adquirida ao longo do ano.Aprendi a gerir melhor os momentos difíceis, a aceitar dias menos bons e a competir mesmo quando não me sentia no meu melhor, afirmou. Antes frustrava-me mais, agora consigo manter a calma e procurar soluções”.

O murciano destacou também a evolução mental como um dos pilares do seu crescimento. Fisicamente sempre me senti bem, mas a maior mudança foi mental. Hoje entro em campo com mais confiança e mais clareza sobre o que tenho de fazer”, revelou.

Confiante, Alcaraz deixou ainda uma mensagem ambiciosa para o futuro: Quero continuar a melhorar. Sei que ainda posso jogar melhor e isso é o que mais me motiva”.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com