Agassi: «Acredito que Djokovic pode ganhar o Australian Open»

Por admin - Novembro 4, 2017

Está para breve o regresso à competição de Novak Djokovic. O sérvio, que vai ficar de fora do top 10 na próxima segunda-feira pela primeira vez em 10 anos, está a afinar o regresso aos courts com o máximo detalhe, comandado, pois claro, pelo seu técnico Andre Agassi.
Numa entrevista à Tennismash, o treinador americano falou sobre o seu pupilo em relação à próxima temporada. “O Novak para mim é um tipo que quando controla um ponto, fá-lo de uma maneira bastante parecida a mim, já que está a comandar e sem arriscar. As suas habilidades defensivas são melhores que as minhas. O mesmo acontece com o resto. Eu não tive a opção de jogar à defensiva porque simplesmente não tinha a cobertura lateral ou mobilidade. O Novak pode mover-se também e bloquear o resto. Tem tudo”, comentou.
E como será o regresso de Nole aos courts? O antigo número um mundial é claro. “É estranho para mim fazer entrevistas como treinador, porque vou exercer pressão desnecessária, criar expectativas sobre ele. Mas creio que vai voltar e vai ter êxito. Acredito que pode ganhar o Australian Open para o ano. Cada vez que entra em campo, penso que pode ganhar”.
Agassi aproveitou também para comentar o ténis atual, marcado pela defesa… mesmo em relação aos jogadores mais ofensivos. “Antes olhavas inclusivamente para o Federer, a forma em que pode jogar uma bola de maneiras diferentes com uma margem escassa e olhavas para os que têm a capacidade de bater na bola e subir à rede e o outro jogador só tinha de se preocupar em cobrir a linha. Agora cobres a linha mas as bolas estão todas em cima de ti. As bases mudaram, por isso é que não se vêm tantos tenistas a subir à rede”, afirmou. 

Questionado se teria hipóteses em competir com os ‘Big Four’, o vencedor de 8 títulos do Grand Slam não se imagina no mesmo patamar. “Quando olhas para jogares como o Federer, Nadal, Murray e Djokovic, vês que realizam um jogo diferente. Quando eu jogava, o meu estilo era desenhado para golpear a bola e controlar o ponto, abrir o court e fechar depois. O problema é que nunca controlas um ponto contra estes tipos, mesmo que aceleres e ataques. Isso ia-me comprometer dentro do court e penso que podiam vencer-me de múltiplas maneiras”, concluiu.