This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Afinal, quem é o melhor do Mundo junto à rede?
Em 2008, John McEnroe cometeu o quase sacrilégio de dizer que Rafael Nadal tinha melhor volley do que… Roger Federer, numa altura da carreira do espanhol em que o seu jogo era ainda mais baseado na linha de fundo do que é hoje. “Ele usa melhor as pernas e é quando vai à rede o gesto é mais convicto do que o do Roger”, disparou em direto na televisão enquanto comentava um encontro.
Durante todos estes anos, Roger Federer foi aparecendo mais junto à rede, principalmente desde os tempos em que passou a trabalhar com Stefan Edberg, e, em termos meramente quantitativos, continua a ser o jogador do top-8 ATP – aquele que está presente em Londres – o tenista que mais pontos vence junto à rede.
E em termos de percentagem? Aí o caso muda, com a liderança a ser assumida por… Rafael Nadal. O maiorquino, que já tem presença garantida nas meias-finais das ATP Finals – tal como Federer – ganha 73 por cento dos pontos na rede, mais 2 por cento do que Federer e Murray, que aparecem empatados no segundo posto.
Confrontado com esses dados, o próprio Nadal admite que a percentagem não pode ignorar o facto de subir menos à rede do que alguns dos seus rivais diretos. “Provavelmente isto acontece porque vou menos à rede do que eles”, disparou entre risos, antes de aplicar o seu segredo. “Sou muito rápido a chegar lá e isso permite-me fechar no volley. Não posso ir à rede em todos os pontos como o Roger e por isso não acho que seja o melhor do Mundo”.
- Categorias:
- ATP Finals
- ATP World Tour