À terceira é de vez? Tsitsipas bate Musetti e volta à final de Barcelona

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 22, 2023

É mesmo caso para perguntar: será que à terceira é de vez? Stefanos Tsitsipas está de regresso à final do ATP 500 de Barcelona pela terceira vez na carreira, depois de perder as finais de 2018 e 2021 diante de Rafael Nadal. O número cinco do ranking mundial enfrentou o talentoso Lorenzo Musetti (20.º), mas resolveu a questão com uma reação forte no terceiro parcial para afastar todas as dúvidas.

Tsitsipas derrotou o italiano pela quarta vez em quatro encontros, desta feita com os parciais 6-4, 5-7 e 6-3, isto num duelo em que Musetti foi tendo muitas oportunidades para escrever uma história diferente. Basta ver que o transalpino de 21 anos teve um break de vantagem por duas vezes na primeira partida e mesmo assim foi ultrapassado pelo grego. Já no segundo set, desperdiçou um 3-1 à maior, salvou match point a 5-4 e forçou a terceira partida, na qual entrou com um ponto de break na mão. Não o aproveitou e viu Tsitsipas fugir para o 4-0.

Musetti ainda recuperou parte do atraso, mas não foi a tempo de alcançar um pequeno milagre e Tsitsipas garantiu mesmo a sua 26.ª final da carreira, indo agora em busca do décimo título. Para tal, terá de ultrapassar o vencedor do embate que coloca frente a frente Carlos Alcaraz Daniel Evans.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt