A marcar uma era: Swiatek assina mais uma série de registos impressionantes
Iga Swiatek está mesmo a marcar uma era no ténis e isso é facilmente percetível quase a cada encontro que a polaca disputa. Agora sentada no segundo lugar do ranking WTA, a polaca já tem um pé e meio nas meias-finais das WTA Finals, depois de se ter mantido invicta, ao bater Coco Gauff no seu segundo encontro em Cancún. E essa vitória permitiu-lhe fixar uma série de registos notáveis e que há muito não se viam no ténis feminino.
Desde logo, esta foi a 65.ª vitória da temporada Swiatek, que também ultrapassou esta barreira na época passada. Assim, tornou-se apenas na terceira tenista nos últimos 30 anos a ter temporadas consecutivas com pelo menos 65 triunfos, repetindo o que Jelena Jankovic (2007 e 2008) e Martina Hingis (1999 e 2000). Por outro lado, é a primeira desde Serena Williams (2013 e 2014) a ter anos seguidos com pelo menos dez vitórias frente a tenistas do top 10, com 15 em 2022 e 10, para já, em 2023.
Por fim, Swiatek somou o seu 30.º triunfo frente a uma das dez melhores do Mundo na sua carreira, precisando de 44 encontros para chegar a essa marca. Ora, empatou com Monica Seles como as que precisaram de menos duelos para chegar a esse registo nos últimos 40 anos.