A estranha doença que condiciona a carreira de uma jovem top 150 alemã

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 9, 2024

Eva Lys tem 22 anos, já chegou a estar perto de furar o top 100 e agora ocupa o 146.º posto do ranking mundial feminino. No entanto, a alemã não luta somente com as adversárias para poder chegar mais longe. Luta, acima de tudo, consigo mesma, já que tem uma doença reumática auto-imune que a condiciona.

Espondiloartrite é o nome do problema em questão, que causa inflamações principalmente na coluna vertebral, algo que a própria Eva Lys revelou através do Instagram depois de ser muito questionada por quem a segue em relação a algumas desistências que somou.

Leia também:

 

“É um desafio que enfrento todos os dias juntamente com a exigência do meu desporto. Graças ao fantástico apoio e tratamento da minha equipa médica, continuo a ser capaz de perseguir os meus sonhos atléticos e tirar o melhor de mim mesma. Mas às vezes tenho de fazer mudanças e ajustes de última hora no meu calendário”, começou por dizer.

Lys aproveitou ainda para deixar um recado. “Durante a minha carreira, ouvi muitas vezes dizerem que eu era muito frágil. Quanto mais ouvia isso, mais forte me fazia. Em última instância, ninguém sabe o que se passa com os atletas. O vosso apoio tem dado sempre muita força. Estou convencida de que a minha paixão por este desporto vai continuar a dar-me força”, rematou.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt