A estatística interessante que revela a importância dos break points

Por Rodrigo Caldeira - Junho 13, 2025

O ténis é sem dúvida um desporto decidido nos pormenores e aproveitar as oportunidades ao longo de um encontro é crucial para alcançar a vitória. Que o diga Jannik Sinner, que não conseguiu concretizar nenhum dos três championship points que teve contra Carlos Alcaraz na final de Roland Garros 2025.

Ainda assim, tanto o italiano como o espanhol lideram uma estatística que confirma a importância de saber aproveitar os pontos de break: são os dois tenistas que mais quebras de serviço concretizaram nos Grand Slams de 2025, com um total de 68 cada um!

Logo a seguir surgem Tommy Paul, com 61, Novak Djokovic, com 58, e Lorenzo Musetti, com 48. Um dado que reforça a ideia de que, ao mais alto nível, transformar oportunidades em pontos pode ser o fator decisivo entre a vitória e a derrota.

Apaixonado por desporto no geral, o ténis teve sempre presente no topo da hierarquia. Mas foi precisamente depois de assistir à épica meia-final de Wimbledon em 2019 entre Roger Federer e Rafael Nadal, que me apaixonei e comecei a acompanhar de perto este fabuloso desporto. Atualmente a estudar Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.