A dona disto tudo! Swiatek fecha caminhada perfeita e volta a ser rainha de Indian Wells

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 17, 2024

Há semanas em que dá a sensação de que seria preciso juntar o top 10 inteiro num lado do court para derrubar Iga Swiatek. Se calhar nem isso chegava. É que a número um do Mundo mostrou que continua a ser a dona disto tudo, ao fechar uma caminhada perfeita no WTA 1000 de Indian Wells, conquistando o 19.º título da carreira — em 23 finais –, oitavo em torneios de categoria WTA 1000.

Sem qualquer set deixado pelo caminho durante todo o torneio, Swiatek colocou um ponto de exclamação na final diante de Maria Sakkari (9.ª), ao castigar a grega com os parciais 6-4 e 6-0, em pouco mais de uma hora. A helénica ainda teve a capacidade de recuperar de 3-0 para 3-3 e ainda conseguiu chegar ao 4-4… mas acabou-se aí a sua ‘prestação’ na final, com Swiatek a carregar no acelerador para nunca mais Sakkari a conseguir sequer ver.

Assim, Swiatek consolida-se ainda mais na liderança do ranking WTA, passa a estar no topo da Race para as WTA Finals e mostra que continua a estar noutro campeonato. Segue agora para o WTA 1000 de Miami, onde se sagrou campeã em 2022, sendo que não jogou na edição do ano passado. Ou seja, a vantagem para o resto da concorrência pode aumentar ainda mais…

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt