Sousa salva quatro match points seguidos e avança para as "meias" em Genebra

Por admin - Maio 21, 2015

Muito ténis, ainda mais cabeça e, sobretudo, um enorme coração. João Sousa voltou a mostrar esta quinta-feira a receita que faz dele o melhor tenista português de todos os tempos e garantiu a qualificação para as meias-finais do ATP 250 de Genebra, na Suíça. É a sétima vez na carreira que o vimaranense de 26 anos atinge o top-4 de um torneio do principal circuito, segunda em 2015, depois de ter perdido com Jerzy Janowicz nas “meias” de Montpellier.

Num encontro memorável, João Sousa, a ocupar esta semana o lugar 50 do ranking ATP, bateu o espanhol Pablo Andujar, número 41 mundial e recente finalista no ATP 500 de Barcelona, por 6-4, 2-6 e 7-6(6), em 2h29. O encontro ficou marcado pelo dramático tiebreak do terceiro set em que o português esteve a perder por 1-5 e 2-6 antes de vencer os últimos seis pontos de forma consecutiva, salvando quatro (!) match points pelo meio – todos eles de forma pro-ativa e impondo a qualidade do seu ténis ofensivo.

“Foi um grande encontro. Tive muitos match points contra. O Pablo é um grande jogador e é pena que ele tenha perdido porque ambos fizemos um grande encontro. Estou muito contente por estar nas meias-finais”, afirmou João Sousa, ainda a quente, logo após selar o encontro diante do espanhol.

Nas meias-finais, agendadas para sexta-feira às 15 horas, o vimaranense de 26 anos encara o vencedor do encontro entre Stan Wawrinka, número nove mundial e primeiro cabeça-de-série, e o argentino Federico DelBonis, número 74. Para já, Sousa tem garantidos 22,800 euros e 90 pontos ATP, que o farão subir até, pelo menos, ao 46.º posto do ranking.