Becker e Zverev em guerra: «Ele anda a dizer disparates, como sempre!»

Por José Morgado - Novembro 6, 2026

A tensão entre Boris Becker e Alexander Zverev subiu de tom, com os dois alemães a trocarem duras críticas publicamente. Tudo começou com declarações do antigo número um mundial, que questionou a atitude do atual líder do ranking e apontou várias razões para a sua falta de popularidade na Alemanha.

Numa entrevista ao ‘Der Spiegel’, Becker criticou a forma como Zverev comunica com os jornalistas e comparou o seu comportamento nas entrevistas em alemão e inglês. “Nas entrevistas em alemão costuma ser bastante seco e cortante, não sendo particularmente simpático com os jornalistas. No entanto, quando fala inglês, é muito mais agradável, tem charme, sentido de humor e sabe rir-se de si próprio.”

O antigo tenista foi ainda mais longe ao abordar as origens familiares de Zverev e a sua posição relativamente à guerra na Ucrânia: “Os pais são russos e ele fala russo com a equipa durante os encontros. Além disso, não se pronuncia publicamente sobre a guerra na Ucrânia. É algo que pessoalmente consigo compreender, mas que não o ajuda a conquistar o carinho do público alemão.”

As palavras não passaram despercebidas a Zverev, que respondeu de forma contundente durante o Masters 1000 de Paris. “Acho que está a dizer disparates, como sempre. Não sei o que lhe está a acontecer, mas tenho a sensação de que precisa de comentar tudo aquilo que faço. Parece que procura qualquer desculpa para me desvalorizar.”

O alemão rejeitou ainda a ideia de ter obrigação de partilhar opiniões políticas publicamente, garantindo que não pretende mudar a sua postura. A relação entre os dois parece, assim, cada vez mais deteriorada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.