João Monteiro: «Isto demonstra que o encontro só acaba quando cumprimentamos o adversário»

Por admin - Junho 23, 2017

João Monteiro, campeão nacional em título, alcançou esta sexta-feira uma das vitórias mais dramáticas da sua carreira, ao derrotar o equatoriano Gonzalo Escobar depois de ter conseguido salvar quatro match points no segundo set.

O jovem portuense admite que poucas vezes virou encontros assim. “Já tinha virado de 0-5 no terceiro set num ITF, mas 0-5 num tie-break, tão perto de perder… acho que não. No terceiro set acho que estive melhor do que ele. Hoje foi um bocado pernas e coração. A cabeça estava um bocado fora de mim e não joguei o meu melhor ténis. Salvei match points e senti que foi um pouco sobreviver, especialmente quando estava contra o vento. Pronto, a vitória já está!”

Monteiro confessa que este encontro lhe ensina uma lição importante: os duelos só acabam… no fim! “Já tive vitórias que significaram mais, mas este jogo demonstrou que um tenista tem de saber sobreviver e lutar até ao último ponto. O encontro só acaba quando cumprimentamos o adversário.”

Toda esta vitória foi alcançada com um joelho enfaixado, que também não ajudou a que o português fizesse a sua melhor exibição. “Sinto o joelho, não é impeditivo mas quando quero carregar com mais força não me sinto muito confortável. Depois de hoje já acredito que tudo é possível…”