Nadal tomou a decisão de acabar a carreira após perder… com Nuno Borges

Por José Morgado - June 8, 2026
borges-nadal

Rafael Nadal revelou no documentário Rafa, da Netflix, que tomou a decisão definitiva de terminar a carreira após a derrota frente a Nuno Borges na final do ATP 250 de Bastad, disputada em julho de 2024.

O espanhol explica que aquele torneio foi importante por lhe mostrar que ainda conseguia competir, mas também por lhe dar a certeza de que já não conseguiria regressar ao nível que pretendia. A derrota diante do português, por 6-3 e 6-2, acabou por funcionar como um ponto de viragem.

“Depois de Bastad percebi que era o momento”, confessa Nadal no documentário, recordando uma semana em que voltou a disputar uma final ATP pela primeira vez desde 2022.

A final de Bastad acabaria por ser a última da carreira do espanhol e também um momento histórico para Nuno Borges, que conquistou o primeiro título ATP da carreira ao derrotar o então 22 vezes campeão do Grand Slam.

Poucos meses depois, Nadal anunciou oficialmente a retirada, encerrando uma carreira que terminou após a participação na Taça Davis de 2024.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.