Cabral: «Há muita qualidade na seleção chinesa»

Por José Morgado - Fevereiro 4, 2026
cabral

Francisco Cabral mostrou-se confiante e entusiasmado antes do confronto entre Portugal e China, a contar para o play-off de manutenção no Grupo I da Taça Davis, que se disputa em Guangzhou. O portuense, de 29 anos, o melhor tenista de pares português de sempre, com seis títulos ATP — quatro ao lado do austríaco Lucas Miedler — e ex-19.º do ranking mundial, destacou a ambição e união da seleção nacional.

“Penso que todos os cinco jogadores da nossa equipa são grandes tenistas. Tal como o capitão referiu, somos uma equipa jovem e estamos a preparar o futuro. Penso que vamos conseguir alcançar grandes feitos pelo nosso País”, afirmou Cabral, sublinhando ainda o objetivo de Portugal chegar um dia às Finals da Taça Davis. “Temos um objetivo claro de um dia jogar as Finals e penso que o caminho pode começar aqui na China.”

Seleção Nacional já está na China para a Davis: «Vai ser uma eliminatória muito difícil»

Apesar da confiança, o especialista em pares alertou para as dificuldades do embate frente à seleção asiática. “Sabemos que têm uma equipa forte, com jogadores muito bons, embora não estejam no melhor ranking das carreiras. Há muita qualidade na seleção chinesa, por isso, estamos conscientes que a eliminatória não será fácil”, reconheceu.

Cabral destacou ainda a receção calorosa da organização chinesa, marcada por um festival de lanternas que encantou a comitiva portuguesa. “Foi uma excelente experiência de viagem para um tenista no país em que vai jogar. Foi muito divertido, com toda a equipa junta. Temos Carnaval em Portugal mas é totalmente diferente. Adorei todas as lanternas”, concluiu.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com