Damm elimina Hurkacz e Humbert também vence em Montpellier

Por José Morgado - Fevereiro 3, 2026

Martin Damm, de 22 anos, parece estar finalmente a confirmar todo o potencial que há muito lhe é atribuído desde os tempos de júnior. O norte-americano de origem checa, que chegou a derrotar Carlos Alcaraz em Wimbledon juniores, alcançou esta terça-feira uma das melhores vitórias da sua carreira para se qualificar para a segunda ronda do ATP 250 de Montpellier, em França, no qual já tinha passado o qualifying.

O tenista de mais de dois metros eliminou o polaco Hubert Hurkacz (52.º ATP mas antigo top 10), por 7-6(5) e 6-4, em 1h33. Vai defrontar o veterano espanhol Roberto Bautista Agut na segunda ronda. Damm já tinha começado bem a época ao passar com sucesso o qualifying do Australian Open antes de perder na primeira ronda com o monegasco Valentin Vacherot.

As últimas horas viram ainda o também esquerdino francês Ugo Humbert (38.º ATP) impor-se ao neerlandês Botic Van de Zandschulp (67.º) por 6-3 e 6-4, num duelo resolvido com um break em cada set. Vai defrontar na segunda ronda o compatriota Adrian Mannarino.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com