O incrível discurso de Djokovic que termina de forma enigmática: «Foi uma grande viagem, amo-vos»

Por Nuno Chaves - Fevereiro 1, 2026

Novak Djokovic voltou a uma final de um Grand Slam após um ano e meio, no entanto, acabou por ceder na final do Australian Open para Carlos Alcaraz.

O sérvio, ainda assim, estava satisfeito com o seu nível e, no discurso em court, deu um show absoluto, começando com os elogios ao novo campeão em Melbourne.

“Parabéns ao Carlos, torneio incrível, semanas incríveis. O que tens feito, acho que a palavra que melhor descreve é: história, lendário. Por isso, parabéns, desejo-te toda a sorte para toda a tua carreira. És tão novo, tens muito tempo tal como eu. Tenho a certeza de que nos vamos ver muito mais vezes nos próximos dez anos”, atirou com muito humor à mistura.

Djokovic também se dirigiu a Nadal, o seu eterno rival. “A lenda Rafa está nas bancadas. É muito estranho ver-te aí e não aqui. Quero dizer que foi uma honra partilhar o court contigo e ter-te aí a ver a final. Foi a primeira vez que te vi aí, foi um sentimento estranho para mim mas obrigado por teres vindo. Estão aqui muitas lendas espanholas, foi quase um dois contra um”, voltou a brincar.

Por fim, Nole dirigiu-se ao público. Destacou o apoio ao longo da quinzena e o carinho que garante nunca ter sentido ao longo da sua carreira.

“Vocês, particularmente nos últimos encontros, deram-me algo que eu nunca tinha sentido na Austrália: tanto amor, apoio e positividade. Tentei retribuir com bom ténis, acho que foi o meu 21.º ou 22.º ano a vir à Austrália. Sempre acreditei em mim e acho que isto é mesmo necessário quando jogas a este nível contra jogadores do nível de Alcaraz e Sinner”, admitiu Djokovic, antes de surpreender no final ao não garantir que volta em… 2027.

“Tenho de ser honesto e dizer que não esperava estar aqui novamente numa cerimónia de um Grand Slam e acho que vos devo a vocês por me terem puxado ao longo dos dias. Só Deus sabe o que acontece amanhã, nos próximos seis meses ou 12 meses mas foi uma grande viagem, amo-vos”, concluiu, perante uma enorme ovação.

Alcaraz derrota Djokovic e entra para a história com primeiro título no Australian Open

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.