Djokovic ultrapassa Federer e atinge pelo menos uma final em 21 temporadas seguidas

Por José Morgado - Janeiro 30, 2026
Foto: EPA

Novak Djokovic continua a desafiar o tempo e a escrever novas páginas na história do ténis. Aos 38 anos, o sérvio apurou-se para a sua primeira final de 2026 ao derrotar Jannik Sinner nas meias-finais do Open da Austrália, num encontro de altíssimo nível.

Com este feito, Djokovic alcançou um registo histórico: 21 temporadas consecutivas (2005-2026) a chegar, pelo menos, a uma final do circuito ATP. O recorde permite-lhe ultrapassar Roger Federer, que somou 20 épocas seguidas, e deixar para trás Gaël Monfils e Rafael Nadal, ambos com 19. Um dado que reforça a longevidade e consistência ímpares do campeão sérvio.

EMBLEMÁTICO! Djokovic vence Sinner em embate épico e marca duelo com Alcaraz na final do Australian Open

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com