Alcaraz: «Se o Zverev quiser vencer-me terá de suar muito»

Por José Morgado - Janeiro 27, 2026
alcarazzzzz

Carlos Alcaraz continua a escrever a sua própria história no Open da Austrália. O tenista espanhol garantiu um lugar nas meias-finais após uma vitória convincente frente a Alex de Miñaur, num encontro em que o australiano apenas conseguiu discutir o primeiro set antes de sucumbir à intensidade e agressividade do murciano. Em grande forma, Alcaraz está agora a dois passos de se tornar o jogador mais jovem de sempre a conquistar os quatro torneios do Grand Slam.

Na próxima ronda, o desafio chama-se Alexander Zverev, um adversário que o próprio Alcaraz reconhece como estando “entre os poucos capazes” de o vencer. “Jogámos um set de treino antes do torneio e foi de uma intensidade altíssima. Ficou 7-6. Vi os jogos dele e o nível tem sido impressionante”, afirmou o espanhol. “Se ele quiser ganhar-me, vai ter de suar muito”, disse, sorridente.

Questionado sobre o seu nível atual, Alcaraz foi honesto: “Hoje joguei o melhor encontro do torneio até agora. Talvez o meu nível no US Open tenha sido um pouco mais alto, sobretudo no serviço, mas está bastante perto. Estou muito orgulhoso da forma como estou a jogar aqui.”

Com dois dias livres antes da meia-final, o número um espanhol pretende recarregar baterias. “O golfe está sempre na lista. Também gosto de passear com a minha equipa e relaxar. Andava a ver Stranger Things, mas aqui temos jogado alguns jogos e passado tempo com amigos online”, revelou.

Sobre a pressão de chegar às meias-finais, foi claro: “Não sinto alívio. Jogo por mim e pela minha família, não pelo que os outros dizem. Mesmo que tivesse perdido cedo, seria aprendizagem.”

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com