Gea ‘choca’ Lehecka com 9.ª vitória seguida; Munar vira de forma épica e Shapovalov passeia

Por José Morgado - Janeiro 19, 2026
Gea

Está a ser uma jornada animada no Australian Open. Nas últimas horas, o francês Arthur Géa, de 21 anos, roubou a cena ao vencer pela primeira vez no quadro principal de um Grand Slam e logo à custa… de um top 20 mundial. O jovem gaulês bateu o checo Jiri Lehecka, 19.º ATP e antigo quartofinalista do torneio, por 7-5, 7-6(1) e 7-5, num duelo em que revelou uma fibra impressionante nos momentos decisivos.

Esta é já a nona vitória seguida de Gea, que ganhou cinco encontros para conquistar o seu primeiro título Challenger em Noumea, na primeira semana de 2026, e mais três para passar o qualifying na semana passada. Segue-se nada mais, nada menos do que o suíço Stan Wawrinka, ex-campeão da prova.

Jaume Munar, 39.º ATP e vindo da melhor época da sua vida, esteve perto de ser surpreendido na primeira ronda do Australian Open mas virou de forma épica (2-5 com dois breaks e match point salvo no quarto set) para derrotar o checo Dalibor Srvcina (95.º), por 3-6, 6-2, 6-7(5), 7-5 e 6-3, em incríveis 4h30.

Denis Shapovalov (23.º ATP) e Valentin Vacherot (31.º) também avançaram em sem ceder sets. O canadiano eliminou o chinês Bu Yunchaokete (120.º), por 6-3, 7-6(3) e 6-1, ao passo que a o monegasco impôs-se ao qualifier norte-americano Martin Damm (177.º), por 6-4, 6-4 e 6-4.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com