Borges feliz após superar top 10 Aliassime: «Sinto por ele, mas é uma grande vitória de qualquer forma»

Por José Morgado - Janeiro 19, 2026
Borges-AugerAliassime

Nuno Borges assinou uma das vitórias mais marcantes da sua carreira ao derrotar Felix Auger-Aliassime na primeira ronda do Open da Austrália 2026, confirmando a sua forte ligação a Melbourne e voltando a brilhar no palco de um Grand Slam. O tenista português voltou a demonstrar personalidade e qualidade num encontro exigente, disputado num dos grandes palcos do torneio.

No final da partida, Borges explicou a relação especial que sente com o torneio australiano. Deve ser uma combinação de muitas coisas. Adoro Melbourne como cidade. Tem sido o meu ‘happy Slam’, confessou. O número um nacional recordou ainda um momento que marcou o seu percurso: “A vitória contra o Dimitrov é algo que vou recordar para sempre. Tudo começou aqui”.

O encontro ficou marcado pelas dificuldades físicas e desistência do adversário, algo que o português não ignorou. Sinto por ele. Sei bem o que é lutar fisicamente. Faz parte do ténis, é um desporto muito exigente a nível físico, afirmou, sublinhando, ainda assim, o mérito da sua prestação. É uma grande vitória para mim de qualquer forma. Acho que joguei bem”.

Borges destacou a evolução ao longo do encontro, disputado num grande estádio. Nunca é fácil jogar uma primeira ronda num palco destes. Não é algo do dia a dia para mim, admitiu. A melhoria foi clara com o avançar do jogo:Melhorei no segundo set, competi muito bem e cresci durante o encontro”.

Auger-Aliassime desiste quando já perdia e Borges avança no Australian Open

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com