Roger Federer: «Fonseca tem uma aura especial»

Por José Morgado - Janeiro 16, 2026
João Fonseca Roger Federer
Laver Cup

Roger Federer deixou rasgados elogios a João Fonseca, uma das maiores promessas do ténis mundial, ao comentar o potencial e a mentalidade do jovem jogador. O antigo número um do mundo afirmou esperar que Fonseca não encare a sua carreira como alguém destinado a ser apenas o “terceiro nome” atrás de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, mas sim como um candidato a tornar-se o melhor do circuito.

“Espero que a sua mentalidade não seja a de ser o terceiro em discórdia com Carlos e Jannik, mas a de se tornar o melhor”, afirmou Federer. Para o suíço, Fonseca deve entrar em todos os torneios com a ambição clara de lutar pelo título, algo fundamental para quem pretende alcançar a elite do ténis mundial.

Federer destacou ainda a potência como a principal característica do jogo do brasileiro, sublinhando que esse atributo o torna único. “Ele tem uma aura especial e parece ser um rapaz muito agradável. Gosto muito de o ver jogar”, acrescentou.

O ex-tenista comparou também o percurso inicial de Fonseca ao seu próprio, salientando que o brasileiro precisa de tempo para evoluir, sobretudo na capacidade de variar o ritmo de jogo e tomar melhores decisões em momentos-chave. “Quando conseguir isso, o céu é o limite”, concluiu Federer, demonstrando grande confiança no futuro do jovem talento.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com