Bencic: «Voltar ao top 10 após ser mãe significa tudo»

Por José Morgado - Janeiro 13, 2026

Belinda Bencic chegará ao Open da Austrália de 2026 integrada novamente no top-10 do ranking WTA, num regresso de enorme significado pessoal e desportivo. A suíça voltou à elite depois de um período marcante da sua vida, durante o qual foi mãe pela primeira vez da pequena Bella, um fator que, segundo a própria, mudou a sua abordagem à carreira.

Ser mãe deu-me uma nova perspetiva sobre tudo. Aprendi a relativizar, mas também voltei com ainda mais fome competitiva”, afirmou Bencic após a sua excelente prestação na United Cup 2026. A tenista reconhece que o caminho não foi simples: Não foi fácil regressar fisicamente e mentalmente, mas sabia que ainda tinha nível para competir com as melhores”.

O desempenho na United Cup confirmou essa convicção e garantiu-lhe os pontos necessários para regressar ao top-10.Cada vitória teve um sabor especial, porque sei tudo o que está por trás deste regresso, sublinhou.

Com este feito, Bencic torna-se apenas a terceira jogadora, nos últimos 40 anos, a voltar ao top-10 depois de ser mãe, juntando-se a Kim Clijsters e Serena Williams. Estar ao lado desses nomes é algo que nunca esquecerei, concluiu, emocionada.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com