SURPRESA! Alcaraz anuncia fim de ligação a Ferrero sete anos depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 17, 2025
aLCARAZ-FERRERO

Enorme choque nesta ‘silly season’ do ténis. Carlos Alcaraz anunciou que Juan Carlos Ferrero deixa de ser o seu treinador depois de uma caminhada de mais de 7 anos que culminou com seis títulos do Grand Slam e o atual posto de número um do Mundo. O espanhol fala numa decisão conjunta e partilhou um post emotivo para fazer esta revelação.

Para já, ainda não há certezas sobre a composição da equipa técnica de Alcaraz para a próxima época, apenas com a garantia de que Ferrero fica livre a partir de agora.

MENSAGEM COMPLETA DE ALCARAZ

É muito difícil para mim escrever este post… Depois de mais de sete anos juntos, o Juanki e eu decidimos colocar um ponto final na nossa etapa juntos como treinador e jogador. Obrigado por teres transformado sonhos de criança em realidade. Começámos este caminho quando eu ainda era apenas um miúdo, e durante todo este tempo acompanhaste-me numa viagem incrível, dentro e fora da pista. E desfrutei imenso de cada passo contigo.

Conseguimos chegar ao topo, e sinto que, se os nossos caminhos desportivos tinham de se separar, tinha de ser lá em cima. No lugar pelo qual sempre trabalhámos e ao qual sempre aspirámos chegar. São tantas as recordações que me vêm à cabeça que ficar apenas com uma não seria justo. Fizeste-me crescer como desportista, mas sobretudo como pessoa. E há algo que valorizo imenso: desfrutei do processo. Fico com isso, com o caminho percorrido juntos.

Agora chegam tempos de mudança para ambos, novas aventuras e novos projetos. Mas tenho a certeza de que os enfrentaremos da forma correta, dando o melhor de nós, como sempre fizemos. Sempre a somar. Desejo-te o melhor, de coração, em tudo o que vier. Fico tranquilo por saber que não deixámos nada por dar, que colocámos tudo à disposição um do outro.

Obrigado por tudo, Juanki!

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt