Henrique Rocha é surpreendido por lucky-loser nos “oitavos” e está fora do Maia Open

Por Tomás Almeida - Novembro 27, 2025
Beatriz Ruivo/FPT

Henrique Rocha, que figura atualmente no 155.° lugar da hierarquia mundial, tentava esta quinta-feira aceder aos quartos-de-final do ATP Challenger 100 da Maia pelo segundo ano consecutivo, mas a derrota em sets diretos frente ao lucky-loser Alexey Vatutin contrariou todas essas intenções e culminou na despedida de 2025.

O número três nacional esteve sempre mais próximo que o seu adversário durante o primeiro set de fazer a diferença na resposta, mas não aproveitou nenhuma das quatros oportunidades de break, a última das quais um set-point no décimo jogo. Com isso, a partida inaugural viria a ser discutida no tie-break, onde aí o tenista russo de 33 anos (413.°) esteve completamente por cima e ditou o rumo dos acontecimentos, acabando por ser mais sólido num momento fulcral do encontro.

No segundo set, apesar do equilíbrio inicial, Henrique Rocha não conseguiu criar qualquer desequilíbrio frente ao experiente opositor e, contando igualmente com uma fraca prestação nos jogos de serviço, foi-se afundando cada vez mais no resultado, até a derrota se vir a confirmar pouco depois com o 6-2 favorável a Alexei Vatutin.

O quadro de singulares da 8.° edição do Maia Open fica, assim, sem qualquer tenista português em competição, numa altura em que o elenco dos quartos-de-final se vai compondo.

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!