Jaime Faria desilude e encerra 2025 com uma derrota na 1.° ronda do Maia Open

Por Tomás Almeida - Novembro 26, 2025
Crédito: Fotojump

O tenista lisboeta de 22 anos e atual número dois nacional, Jaime Faria (152.° ATP), que defendia o estatuto de segundo cabeça-de-série, não conseguiu afastar os fantasmas destes últimos meses da temporada e foi eliminado no embate de abertura do torneio maiato pelo romeno Filip Cristian Jianu (286.°) com os parciais de 7-5, 6-3.

A atravessar uma fase negativa em termos de resultados, Jaime Faria apareceu em court numa versão muito apagada e isso ajudou à causa do seu adversário, que, por seu turno, pareceu estar mais confortável com as vicissitudes deste desafio. O tenista romeno viria a fechar a primeira partida no seu serviço à segunda oportunidade, depois de ver gorada essa hipótese no décimo jogo.

Já no segundo set, o jovem português foi capaz de ultrapassar um traiçoeiro primeiro jogo, salvando um break-point, e abriu uma vantagem de 3-1, mas eis que … a partir desse momento tudo virou e o romeno partiu para uma sequência de cinco jogos consecutivos e dissipou qualquer dúvida que pudesse existir quanto ao resultado final.

É num plano mais cinzento que termina a época do Jaime Faria, época essa que, vale relembrar, começou de maneira distinta, com a sensacional caminhada no Open da Austrália, onde passou pela fase de qualificação e veio a disputar a 2.° ronda do quadro principal com o campeoníssimo sérvio Novak Djokovic, e resultados de relevo na temporada de terra-batida na América do Sul (quartos-de-final no Rio de Janeiro e em Santiago do Chile).

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!