Velocidade do court nas ATP Finals é a mais baixa desde a estreia em Turim

Por Tomás Almeida - Novembro 12, 2025
Turim

As ATP Finals estão a decorrer esta semana na Inalpi Arena, em Turim, pelo quinto ano consecutivo e há algo que salta particularmente à vista nesta presente edição entre os dados revelados pela ATP em relação à velocidade do court.

Pois bem… os números, que saem do estudo feito através do medidor CPI (Court Pace Index), são os mais baixos registados desde 2021, o ano que marcou a estreia desta prestigiada competição do circuito masculino em solo transalpino.

Em comparação com a temporada passada, a diferença acaba por ser pouco notada no gráfico oficial (39.9 em 2024 para 38.9 em 2025), mas se recuarmos até às edições de 2022 e 2023 verifica-se uma discrepância maior, com os valores a diferirem em cerca de 5 pontos (!).

Leia também:

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!