Bublik deixa-se surpreender por lucky loser em Metz e falha top 10, Berrettini avança

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 6, 2025

Alexander Bublik tinha uma oportunidade muito real de entrar no top 10 do ranking ATP pela primeira vez na carreira para fechar o ano com chave de ouro, mas o cazaque deixou-se surpreender e viu essa hipótese cair por terra. É que o número 13 do Mundo foi ultrapassado por um lucky loser e foi eliminado logo na segunda ronda do ATP 250 de Metz.

A defrontar o ucraniano Vitaliy Sachko (222.º), Bublik foi vergado com os parciais 7-5, 3-6 e 7-5, com destaque para o facto de ter desperdiçado três set points no primeiro set, antes de se mostrar forte no segundo e… fraquejar no terceiro. Sachko agigantou-se, não abriu a porta e fez a diferença na reta final, mesmo depois de ver Bublik salvar um match point a 4-5. Assim, o cazaque vai fechar a época no 11.º lugar, enquanto Sachko tem uma tremenda oportunidade, já que encara o qualifier francês Clement Tabur (243.º) nos ‘quartos’.

Quem quer terminar o ano com um sorriso é Matteo Berrettini. O italiano, número 63 do Mundo, mostrou-se sólido para bater o australiano Aleksandar Vukic (87.º), por 7-6(5) e 6-3, agendando um embate com o jovem Learnet Tien (38.º) por uma vaga nas ‘meias’.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt