Djokovic nem sequer pensa no fim da carreira: «Não jogo apenas pelos resultados»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 4, 2025

Aos 38 anos, Novak Djokovic até pode já ter conquistado tudo o que há para conquistar no ténis. Mas não é por isso que abranda ou pensa em colocar um ponto final na carreira. Esta semana a competir no ATP 250 de Atenas antes de seguir para as ATP Finals, Nole deu uma entrevista na qual mostra que segue muito focado no seu percurso.

“Muitos pensaram que depois dos Jogos Olímpicos, depois de ganhar o ouro, ia acabar a minha carreira. Mas não jogo ténis só pelos feitos. Claro, são uma grande parte da minha motivação, mas também jogo ténis porque realmente gosto de competir. Desfruto do processo e de tudo o que ténis me dá, a mim pessoalmente, à minha família, mas também o que eu dou ao ténis enquanto for um profissional no ativo”, afirmou ao portal SDNA.

Mesmo que por vezes possa haver críticas, Djokovic garante que não deixa que isso afete a sua vontade de jogar. “Sei que enquanto competir estarei no ponto de mira do público. Estou ciente dessa responsabilidade, mas não me incomoda. Até gosto. Gosto de poder contribuir para o desenvolvimento, para a popularidade e para o progresso do nosso desporto. Também há outros motivos, pessoais e profissionais. Há mais razões pelas quais continuo a jogar, não é apenas por resultados. Quando consegues tudo, quando ganhas o ouro olímpico, claro que é um pouco estranho voltar aos torneios e começar do zero. Mas, ao mesmo tempo, é uma fonte de inspiração. Sinto que ainda tenho motivação e vontade de encarar novos desafios”, destacou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt