Cabral joga segundo set fantástico mas termina como vice-campeão em Viena

Por José Morgado - Outubro 26, 2025

Francisco Cabral e o seu parceiro austríaco Lucas Miedler terminaram este domingo como vice-campeões no ATP 500 de Viena, um dos melhores resultados que conseguiram alcançar desde que formaram parceria em abril deste ano. O portuense de 28 anos procurava o quinto título ATP da carreira e o primeiro da história do ténis português acima da categoria de ATP 250.

A dupla luso austríaca perdeu na final da prova diante da melhor dupla do Mundo em 2025, os britânicos Lloyd Glasspool e Julian Cash, campeões de Wimbledon e de um total de sete títulos esta época, por 6-1 e 7-6(6), em 70 minutos. Depois de um primeiro set totalmente dominado pelos britânicos, a segunda partida foi espetacular, com Cabral a fazer um dos melhores sets da sua carreira e a ajudar a sua dupla a que tudo ficasse somente decidido… nos detalhes. Para se ter uma ideia, a dupla luso-austríaca ganhou mais pontos no segundo set, mas perdeu-o…

Apesar da derrota, Cabral e Miedler saem de Viena como a 11.ª melhor dupla de 2025. Ainda podem aceder às ATP Finals de Turim como suplentes caso cheguem (pelo menos) à final do ATP Masters 1000 de Paris, na próxima semana.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com