Thiem aponta obstáculo: «Entre os 13 e 18 anos é preciso gastar quase um milhão de euros»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 13, 2025

Dominic Thiem já terminou a carreira, sendo que agora se dedica a ajudar no desenvolvimento de jovens aspirantes a tenistas. Ora, nesse sentido, o antigo top 3 mundial, campeão do US Open em 2020, deixou bem claro como considera que o ténis “é um desporto para ricos”.

“A formação é muito cara. Entre os 13 e os 18 anos, até ao ponto em que o jovem começa a ganhar dinheiro, é preciso gastar quase um milhão de euros, uma quantia que praticamente ninguém consegue suportar”, disse ao Jot Down Sport.

“Mesmo que ajudemos os pais e  procuremos patrocinadores ou investidores para financiar a carreira, continua a ser caríssimo. Quando tens 15 ou 16 anos e começas a jogar os torneios do Grand Slam em juniores, viajas quase como um profissional, são 30 a 35 semanas por ano. E como não há prémios em dinheiro, apenas gastas. É preciso apoio. Na nossa academia procuramos ajudar as famílias com menos recursos para que um rapaz ou uma rapariga com talento possam alcançar os seus sonhos”, acrescentou.

Thiem alertou ainda para o facto de o prize money dos torneios muitas vezes ser bem mais curto em termos práticos. “Os números que se publicam parecem enormes, mas num cheque de 60 mil libras em Wimbledon, por exemplo, 60 por cento ‘perde-se’ facilmente entre impostos, gastos próprios, despesas com treinadores, fisioterapeutas e viagens da equipa”, revelou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt