Gonçalo Oliveira vê tese do beijo ser rejeitada e é suspenso por 4 anos devido a metanfetamina

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 13, 2025
oliveira

Gonçalo Oliveira, tenista português de 30 anos que agora representa a Venezuela, foi suspenso por quatro anos, tal como anunciou a Agência Internacional para a Integridade do Ténis. Recorde-se que o antigo número 77 de pares estava fora preventivamente desde janeiro, pelo que terá elegibilidade para voltar a competir a 16 de janeiro de 2029.

Em causa esteve um teste positivo a metanfetamina em novembro de 2024, num Challenger disputado em Manzanillo, no México. Ora, Oliveira garantiu não ter tomado qualquer substância e alegou que a presença da droga no organismo não era internacional. Nesse sentido, afirmou que podia ter sido ‘contaminado’ através de um beijo a uma mulher num bar. No entanto, um tribunal independente não aceitou essa justificação e agora confirma-se o castigo de 4 anos.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt