Borges vence batalha fantástica e está nos ‘oitavos’ do Masters 1000 de Xangai

Por José Morgado - Outubro 6, 2025
Borges

Nuno Borges, número um nacional e 51.º colocado do ranking ATP, qualificou-se esta segunda-feira para os oitavos-de-final do ATP Masters 1000 de Xangai pela primeira vez na carreira. É a quarta vez que chega ao top 16 de uma prova deste nível na sua vida, depois de Roma e Canadá 2024 e ainda de Monte-Carlo já este ano.

Na terceira ronda, disputada ao som de um apoio eletrizante no court central do Qizong Tennis Centre, Borges sobreviveu ao prodígio chinês Jerry Shang, atualmente fora do top 200 mas antigo top 50 (tem apenas 20 anos e desceu no ranking porque se lesionou), por 7-6(5), 4-6 e 6-3, numa batalha de 2h30 apenas resolvida nos detalhes da reta final. O português acabou por 34 winners, 17 ases e houve direito a alguns pontos de elevada nota artística.

[VÍDEO] Incrível! Nuno Borges deixa público em Xangai ao rubro com um dos pontos do ano

Nos ‘oitavos’, em busca de uma inédita passagem aos ‘quartos’ de um Masters 1000, Borges vai defrontar o australiano Alex De Minaur, número oito do Mundo. Será o primeiro encontro entre os dois…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com