Alcaraz: «Vou considerar saltar alguns torneios obrigatórios para o meu próprio bem»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 1, 2025
alcaraz-big

Carlos Alcaraz surpreendeu ao anunciar a desistência do Masters 1000 de Xangai, logo depois de conquistar o ATP 500 de Pequim. Ora, o espanhol falou sobre o tema e criticou a forma como o calendário do circuito principal está construído.

“O calendari é muito apertado. Têm de fazer algo em relação a isto. Acho que há demasiados torneios obrigatórios, demasiados consecutivos. Impuseram regras que nos obrigam a jogar Masters 1000, ATP 500,o que seja. Mas há demasiadas regras que a nós, como tenistas, não permitem que escolhamos se jogamos ou não”, apontou.

Mas Alcaraz não se ficou por aqui. “Sendo sincero, tenho de considerar o futuro se tenho de falhar alguns torneios obrigatórios só para manter a minha condição física e a minha boa forma. Obviamente, vai além da condição física. Mentalmente também é muito exigente, jogar tantos torneios obrigatórios seguidos ou jogar tantos torneios sem ter dias para descansar mentalmente. Vou considerar saltar alguns torneios obrigatórios para o meu próprio bem”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt