Rublev afunda-se ainda mais com dura derrota, De Minaur e Mensik avançam em Pequim

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 26, 2025

Não é novidade que Andrey Rublev atravessa uma estranha fase da carreira. Depois de um período com resultados mais interessantes, eis que o atual número 14 do ranking mundial somou uma terceira derrota consecutiva, esta com contornos muito duros, para se despedir do ATP 500 de Pequim logo na primeira ronda.

Flavio Cobolli (25.º) celebrou com os parciais 7-6(3) e 6-3, em quase duas horas, num encontro em que o russo pareceu ter tudo controlado em ambos os sets. Na primeira partida, chegou ao 5-2 com apenas dois pontos perdidos no serviço, momento em que tudo correu mal e acabou por ceder no tie-break. Já no segundo parcial, abriu 2-0 com 15-40 no serviço de Cobolli, mas o italiano reagiu e só perdeu mais um jogo até ao final do encontro. Assim, Rublev diz adeus e o italiano espera por Learner Tien ou Francisco Cerundolo.

Quem não quis nada com surpresas foi Alex de Minaur. O número oito do Mundo cortou o sonho do número um da casa, Bu Yunchaokete (89.º, mas agora vai sair do top 100), ao triunfar com 6-4 e 6-0 no marcador, para marcar encontro com Arthur Rinderknech. Já Jakub Mensik (19.º) salvou 14 de 17 (!) break points para bater Miomir Kecmanovic (46.º), por 7-5 e 6-4, seguindo-se Juncheng Shang ou Arthur Cazaux.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt