Donna Vekic desilude, Tjen é surpreendida e Tomljanovic firma créditos a caminho da 2.° ronda em Pequim

Por Tomás Almeida - Setembro 25, 2025
Vekic

Esta quinta-feira, no WTA 1000 de Pequim, fecharam-se os embates relativos à primeira ronda do quadro principal, sendo que a partir de amanhã já teremos as principais estrelas da prova a entrarem em ação.

Passando em revista alguns desses encontros que preencheram a agenda da jornada de hoje, podemos já verificar algumas surpresas. À cabeça surge mais um desapontante resultado da tenista croata Donna Vekic (atual 69.° WTA), vice-campeã olímpica e semifinalista de Wimbledon em 2024, que caíu aos pés da espanhola Cristina Bucsa (67.°) pelos parciais de 6-2 e 6-4, ao cabo de pouco menos de hora e meia.

Quem também ficou pelo caminho foi a checa de 29 anos Katerina Siniakova (62.°). A atual número um do Mundo em pares e vencedora de múltiplos torneios do Grand-Slam nessa variante não conseguiu pôr em prática a enorme versatilidade presente no seu ténis e foi superada por Anastasia Potapova (59.°) com os parciais de 6-3 e 6-4.

A australiana Alja Tomljanovic (94.°) alcançou uma boa vitória em sets diretos para avançar rumo à 2.° ronda, depois de virar uma desvantagem de duplo break (0-4) na primeira partida perante Yuliia Starodubtseva (86.°). Vai ter pela frente próximo sábado um teste bastante exigente, sendo que encara a norte-americana Jessica Pegula, número 7 do Mundo e antiga finalista do US Open.

Por sua vez, Loïs Boisson (41.°) e Anastasia Sasnovich (130.°) tiveram de suar bastante para resgatar triunfos em tremendas batalhas. A francesa de 22 anos e grande sensação de Roland-Garros – chegou às meias-finais como wild-card (!) – foi forçada a um decisivo set, depois de não aproveitar o ascendente no desenrolar da segunda partida, mas descomplicou a tarefa na reta final para bater a qualifier húngara Dalma Galfi (97.°) por 7-6(6), 5-7 e 6-2, em 3h26, e confirmar a presença na próxima eliminatória.

Já em duelo de jogadoras vindas da fase de qualificação, Sasnovich contrariou o favoritismo e eliminou de virada a indonésia Janice Tjen (atual 102.°), jogadora de 23 anos que está a viver a melhor temporada da sua carreira, com destaque para a prestação em Flushing Meadows, onde atingiu a 2.° ronda, e a primeira final no circuito WTA, em São Paulo, há pouco mais de duas semanas.

  • Categorias:
  • WTA
A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!