Alcaraz continua a viver um sonho: «Nunca pensei chegar tão longe»

Por José Morgado - Setembro 20, 2025
alcaraz-laver

Carlos Alcaraz chegou à Laver Cup como a principal figura do Team Europe. Atual número um do Mundo e já com seis títulos do Grand Slam no currículo, o espanhol de 22 anos assume-se como líder natural da equipa que procura voltar a erguer o troféu.

O tenista de El Palmar garante que o seu sucesso é fruto de disciplina e dedicação. “Trabalhei toda a minha vida para estar nesta posição. Neste desporto conta tanto o que fazes dentro do court como fora dele. Não é um caminho fácil, tens de estar a 100% todos os dias, mesmo quando não apetece treinar. Foi um percurso longo e duro, mas também bonito”, sublinha.

Alcaraz fez questão de recordar as suas inspirações. “Rafa Nadal foi o meu ídolo desde pequeno, ajudou-me a aproximar-me do ténis. Claro que também admirava Roger Federer, pela sua elegância e maneira de jogar. Se me perguntas hoje, jamais pensei chegar tão longe. Muitos jogadores da minha idade eram melhores que eu aos 13 ou 14 anos, mas para mim o ténis sempre foi tudo, era a minha vida. O meu sonho foi sempre ser profissional”, confessou.

A competição tem ainda outro encanto: a experiência de partilhar balneário com rivais de todos os dias. “É estranho estar do mesmo lado que jogadores como Zverev, Ruud ou Rune, adversários diretos no circuito, mas é incrível. Adoro a energia e o ambiente da Laver Cup. Conhecer melhor os colegas fora do court é uma grande experiência. Sabia que não podia faltar”, conclui.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com