Rybakina supera ameaça checa, Krejcikova continua a voar rumo à terceira ronda do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 27, 2025

Elena Rybakina ultrapassou mais um obstáculo no US Open e vai mostrando que pode mesmo ser uma das candidatas ao título. Ainda assim, a número 10 do ranking WTA teve de se aplicar para fugir de problemas maiores contra a campeã do Porto Open, a jovem checa Tereza Valentova (96.ª).

A cazaque resistiu com os parciais 6-3 e 7-6(7), em 1h41, sendo que o caso esteve mal parado nos dois sets. Na primeira partida, Rybakina viu-se a perder por 3-2, com break de desvantagem, mas a reação não podia ter sido mais implacável. Já no segundo parcial esteve mesmo em desvantagem por 5-2, salvou dois set points nessa altura e forçou o tie-break: no desempate, saiu de 3-5, salvou mais dois set points e fechou na sua primeira oportunidade. Tudo isto para marcar encontro com… Emma Raducanu, num duelo aliciante.

Também em forma está Barbora Krejcikova (62.ª), que somou mais um triunfo esclarecedor. Depois de fazer de Victoria Mboko sua vítima, a checa bateu a japonesa Moyuka Uchijima (94.ª), por claros 6-4 e 6-2, agendando embate com Emma Navarro. Quem ficou pelo caminho foi Jelena Ostapenko (26.ª), vergada por Taylor Townsend (139.ª), por 7-5 e 6-1, num duelo entre duas jogadoras que são top 5 mundial… de pares.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt