Djokovic evita horas extra e regressa com vitória no US Open

Por José Morgado - Agosto 25, 2025

Novak Djokovic, atual número sete do Mundo e campeão de Grand Slam por 24 vezes em 2008 e 2023, regressou este domingo à competição pela primeira vez desde Wimbledon e avançou para a segunda ronda do US Open 2025, num encontro em que evitou horas extra… mas por pouco.

O sérvio de 38 anos derrotou o norte-americano Learner Tien, número 50 do ranking mundial aos 19 anos, por 6-1, 7-6(3) e 6-2, num duelo de 2h23 que ficou marcado por um segundo set interminável, de quase hora e meia, em que o sérvio teve mesmo de salvar um set point (com um ás) antes de resolver a questão no tie-break. Djokovic chegou a pedir assistência médica para um problema no pé direito, mas acabou por se sentir melhor na reta final para vencer sem grandes sobressaltos.

Djokovic nunca perdeu na primeira ronda do US Open (19-0) e não perde na eliminatória inaugural de um Major desde 2006. São 75 vitórias seguidas em primeiras rondas de Grand Slams e 19 vitórias seguidas contra norte-americanos em Grand Slams. O último a derrotá-lo foi Sam Querrey em Wimbledon 2016. Feitas as contas, Djokovic leva 91 vitórias no US Open e 393 vitórias em Majors na sua vida.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com