Os registos que mostram a fortaleza de Swiatek nos torneios WTA 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 18, 2025

Iga Swiatek é alguém que se sente particularmente bem a disputar torneios WTA 1000. A polaca gosta dos holofotes e mostra uma tremenda eficácia nestas provas, sendo que esta segunda-feira vai discutir o título de Cincinnati com Jasmine Paolini. Pelo caminho, fez crescer mais registos que provam tudo isto que afirmámos.

Por exemplo, Swiatek é a terceira mais jovem desde 1990 a atingir 13 finais de provas deste nível (outrora consideradas Tier 1), sendo apenas superada por duas lendas: Martina Hingis Maria Sharapova. Por outro lado, essas 13 finais fizeram com que apanhasse Aryna Sabalenka Petra Kvitova no quinto lugar desde 2009, quando o formato WTA 1000 foi criado.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt